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Sono e comportamento alimentar

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O “sono” interfere no comportamento alimentar? Será que realmente há relação entre o ciclo sono-vigília e alteração no comportamento alimentar?

Infelizmente queridos, os estudos mais recentes comprovam que SIM, quando não dormimos com qualidade e em quantidade suficiente teremos maiores chances de desenvolver comportamento alimentar disfuncional, com tendência ao excesso da ingestão alimentar e consequentemente ao aumento do índice de massa corporal; Nós seres humanos, somos animais diurnos, seguimos um ciclo diário chamado “Ritmo Circadiano”, sincronizado com o ciclo claro/escuro e outros ritmos biológicos, como sono/vigília, e influencia também o comportamento humano;

O comportamento alimentar também sofre influencia do ritmo circadiano, os hormônios leptina, grelina, insulina, GH, ACTH, cortisol, os neurotransmissores serotonina, melatonina, triptofano e outras substâncias terão suas secreções liberadas ou inibidas em decorrência da ritmicidade e sincronismo do ciclo adormecer/acordar, com isso a ingestão alimentar, o aumento ou diminuição do apetite, será aumentado ou diminuído; um exemplo disso é o Cortisol, logo no inicio da manhã têm seu pico máximo de liberação e concentração no organismo, diminuindo ao longo do dia, esse hormônio é também conhecido como o hormônio do estresse e esta associado ao aumento da ingestão alimentar.

Na privação do sono, ocorre um aumento do apetite, alteração do gasto energético, aumento da ingestão energética, alteração no padrão e preferencia alimentar, alteração na liberação da insulina, risco aumentado para desenvolvimento de diabetes, disfunções hormonais e também favorece o desenvolvimento de transtornos alimentares.

Dormir bem é fundamental para qualquer inicio de reeducação, seja alimentar, mental ou social, temos que reaprender a ter uma atitude mais saudável em relação ao nosso corpo e respeitar nossa natureza humana.

Que tal ajustar seus horários para que dormir bem e realizar um belo café da manhã volte a fazer parte da sua rotina diária? Pensem nisso.

 

Dra. Camilla Meizler – Nutricionista e Life Coach

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