Receitas Especiais

Fazer dietas engorda?

Ingredientes

Modo de Preparo

A ciência revela que sim, fazer dietas restritivas, sem os critérios “nutricionais adequados”, realmente auxilia no ganho de peso futuro porque nosso organismo entende essas dietas como um “risco” podendo levar inclusive a alterações metabólicas que podem permanecer pelo resto da vida. Como isso acontece é o que vamos falar agora…

Quando realizamos esse tipo de dieta – aqui entra também restringir grupos alimentares com baixa ingestão calórica sem as quantidades adequadas de todos os nutrientes – nosso corpo passa a armazenar uma maior quantidade de energia em forma de “gordura” e reduz o gasto energético diário, isso porque o corpo passa a entender que está em risco e entrará em estado de alerta. Com o passar do tempo, teremos diminuído nossa taxa metabólica basal e de quebra teremos mais gordura armazenada e menos músculos. É ai que começa o problema, já que, quanto mais dieta se faz ao longo da vida, mais iremos diminuir nossa taxa metabólica, e mais propensão teremos a engordar.

Aqueles que fazem inúmeras dietas sem o devido acompanhamento poderão chegar a um estágio em que elas não farão mais efeito e passarão a gastar somente metade da quantidade de energia que se gastaria anteriormente. Como podemos ver, esse é o risco de seguir essas dietas da moda, ninguém te conta que o metabolismo ficará lento e você ficará flácido, pois perderá músculos e ganhará mais gorduras; se você leu meu artigo anterior sabe que temos pontos de equilíbrios corporais, que também são alterados quando fazemos essas loucuras ditas “dietas saudáveis”.

Quer emagrecer, não existe milagre, atividade física + reeducar a relação com o alimento é o que irá resolver.

O ato de se alimentar deve ser prazeroso, o hábito alimentar estruturado adequadamente, com consumo de frutas, verduras e legumes, deve ser conquistado pela reeducação alimentar baseada não apenas no biológico, mas também no prazer, no social, no comportamento alimentar flexível, resgatar a satisfação em se alimentar;

Porque se alimentar não deve ser um problema e sim deve fazer parte dos prazeres da vida.

Boa semana

Dra. Camilla Meizler

Nutricionista e Life Coach

Rolar para cima
Open chat
Fale direto comigo pelo Whatsapp