Receitas Especiais

Quando o veganismo se torna um transtorno alimentar?

Ingredientes

Modo de Preparo

O veganismo é uma filosofia que prega o viver em harmonia com a natureza e que tem como principal característica a “ética no consumo” incluindo o não consumo de roupas, produtos de beleza, decoração e outros itens que utilizaram da exploração dos animais em sua cadeia produtiva.

Se o vegan não consome nenhum produto de origem animal, inevitavelmente sua dieta passará a ser seletiva e restritiva, porém não necessariamente seja uma prática alimentar transtornada e é nesse ponto que muitos equívocos estão acontecendo; quem se intitula “vegan” por não consumir alimentos de origem animal e continuam a usar bolsas de couro, sapatos de couro, casacos com pele de animais e perfumes testados em animais é no máximo vegetariano.

E quando o veganismo se torna um transtorno alimentar? Quando pessoas com transtorno alimentar utilizam da prática como forma de abastecer suas doenças ou quando, por qualquer razão, a prática de excluir alimentos de origem animal se transforma em “ortorexia.

Sabemos que quem tem transtorno alimentar pode utilizar do veganismo como pretexto de evitar ingredientes, pois é uma maneira “aceitável” de alimentar seus transtornos, porém o problema aqui não é o veganismo e sim o comportamento disfuncional inerente ao alimentar transtornado, uma vez que a prática vegana requer o comportamento como ler rótulos e excluir grupos alimentares, essas atitudes são atraentes para quem possui ortorexia ou anorexia.

A restrição alimentar pode se tornar severa, a pessoa fica obcecada pelo seu padrão alimentar e passa a fazer uso apenas de alimentos “puros”, com isso eliminam outros alimentos de suas dietas até quando comer fica quase impossível, essa prática começa a prejudicar diversas áreas da vida da pessoa que se isola socialmente, teremos claramente um transtorno alimentar chamado “ortorexia”, assunto que iremos tratar aqui mais pra frente.

O importante é termos em mente que o comportamento alimentar disfuncional juntamente com prática de qualquer dieta restritiva pode desencadear transtorno alimentar, por isso é de extrema importância que em casos assim saibamos buscar ajuda profissional.

 

Dra. Camilla Meizler – Nutricionista e Life Coach

Rolar para cima
Open chat
Fale direto comigo pelo Whatsapp