Filtre por categoria

Mitos e verdades sobre o açaí

Quais os reais benefícios e os principais cuidados que devemos ter ao consumir açaí.

O açaí é um fruto tipicamente brasileiro, nativo da região amazônica, possui coloração roxa escura, gosto adocicado e é originado do açaizeiro, palmeira muitas vezes confundida com a Juçara, que produz o palmito. Sua arvore é totalmente aproveitada, sendo suas folhas e tronco utilizados em telhados e paredes de casas e seus frutos são largamente empregados na produção de sucos, sorvetes e cremes. Curiosamente no Pará o açaí é preferencialmente consumido com farinha de mandioca ou tapioca e ingerido também com peixe, em forma de pirão.

Os benefícios do açaí são tantos que existem muitas dúvidas e lendas que cercam seu consumo, pensando nisso, elaboramos uma lista com 5 mitos e verdades sobre o açaí.

  1. O açaí engorda?

Mito mais comum sobre o açaí. O fruto possui em média 60 kcal/100g, ou seja , baixo valor calórico se consumido individualmente em forma de sucos, sorvetes a base de água ou cremes, o problema é que no sul e sudeste o consumo de açaí se dá na forma de polpa com xarope de guaraná, frutas e granola, o que de fato eleva muito o valor calórico da preparação.

Estudos indicam que, ao contrário do que se pensa, o açaí pode ser um grande aliado no combate da obesidade e controle do Diabetes Mellitus tipo 2, por ser rico em lipídeos, fibras e pobre em carboidratos, além de possuir baixo índice e carga glicêmica que não causam picos de glicemia.

  • O açaí previne doenças?

Verdade. Por ser rico em vitaminas, minerais e ter uma ação antioxidante potente e anti-inflamatória é um grande aliado contra os radicais livres; auxilia na eliminação de toxinas do fígado, ajuda no controle do colesterol, pois possui propriedades que agem na redução do colesterol total. Na prevenção contra o câncer, o fruto pode ser um aliado em decorrência do teor elevado de antocianinas que auxilia na regeneração celular, na modulação das funções cognitivas e motoras, melhora a memória e previne o declínio da função neural, além de ser excelente para o combate dos processos alérgicos bem como atuando como amigo do coração pois ajuda a vasodilatação e inibe a oxidação lipídica.

  • O açaí reduz o desejo por doces?

Verdade! Incrivelmente esse fruto pode sim auxiliar na redução do desejo por doces pois possui em sua composição uma grande quantidade do mineral Cromo, que possui efeitos sobre a insulina, promovendo saciedade e diminuindo a vontade de comer doces. Meninas, o consumo do açaí ajuda a combater os sintomas da TPM e melhora o controle alimentar no período. 😊

  • O açaí pode transmitir doença de chagas?

Em partes é verdade; se a higienização do fruto não for feita corretamente o açaí pode sim transmitir doença de chagas, porém devemos ressaltar que não é o açaí que transmite a doença e sim o consumo de alimentos contaminados por insetos infectados com o parasita trypanosoma cruzi. 

  • O açaí previne anemia?

Em partes é verdade, porém não é a quantidade de ferro presente no açaí que auxilia no combate da anemia e sim a grande quantidade de vitamina C presente no fruto, que se ingerido com alimentos fonte de ferro, como feijão, o açaí auxilia na absorção do ferro.

Por essas e outras razões, disponibilizamos abaixo uma receita de suco de açaí, que além de refrescante irá te proporcionar todos os benefícios do fruto. Aproveite!

Vitamina funcional de açaí e chia sem glúten e sem lactose

Ingredientes:

1 polpa de açaí congelada;

1 copo com água de coco ou água mineral;

1 xicara de morangos frescos ou congelados;

1 colher de sopa de chia.

Xilitol ou banana à gosto, para adoçar.

Modo de preparo:

Retire o açaí do congelador e deixe a polpa em temperatura ambiente por 5 minutos. Coloque o açaí e o morango no liquidificador, a água de coco e bata até formar um creme, retire e coloque em taças e coloque chia.

Caso você prefira mais doce, pode bater com 1 banana madura ou com xilitol.

Dra. Camilla Meizler – CRN: 26217

Sobre

A Diet Coach surgiu em primeiro lugar porque sou apaixonada pela minha profissão, como Nutricionista desde 2009 tenho verdadeira paixão pela ciência da nutrição, realizo-me em cada atendimento e durante esses anos pude constatar que a necessidade de meus clientes em obter os resultados planejados nem sempre ocorriam de maneira consciente, sustentável e duradoura.

Redes Sociais

Acompanhe nossos canais para ter acesso a outras dicas sobre alimentação, saúde, bem-estar e receitas práticas
Rolar para cima
Open chat
Fale direto comigo pelo Whatsapp