Receitas Especiais

Você sabia que mastigar bem os alimentos realmente ajuda no emagrecimento? Saiba mais sobre o porquê devemos comer devagar e mastigar bem os alimentos.

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Diferente de alguns mitos sobre alimentação, realmente a mastigação influencia não somente na digestão do alimento como também é um dos reguladores da saciedade, antes de explicar como a mastigação interfere na saciedade vamos entender o que é fome, apetite e saciedade.

Atitudes e comportamento alimentar são hoje assuntos largamente estudados e divulgados nas mídias, com a evolução da ciência da nutrição percebemos que comer não é apenas uma ato “biológico” e que envolve outros fatores como crenças, estado de humor, fatores sociais, ambientais e hábitos adquiridos ao longo da vida  são influenciadores do nosso comportamento e nossas escolhas alimentares; antigamente não haviam supermercados, alimentos processados eram inexistentes e comer envolviam esforços que hoje não existem mais, nosso organismo foi então adaptado para armazenar a maior quantidade  de calorias possíveis como forma de sobrevivência; para regular o processo de alimentação, sinais biológicos de fome e saciedade foram adaptados e fazem parte de um complexo sistema interno de regulação que envolve atributos biológicos e não biológicos, com a facilidade da vida moderna obter alimento passou a ser algo fácil e com isso passamos a comer sem estarmos com fome, o que antes era um sinal biológico passou a ser um “hábito” com hora marcada, assim outro sinal que regulava o controle de ingestão alimentar também não é mais percebido pois como podemos sentir saciedade se não estamos com “fome”? saciedade é descrita como a percepção de plenitude gástrica, com a perda da sensação de fome após o ato de comer. Fome por sua vez é a necessidade fisiológica de comer, se fomos educados a comer pois está “na hora” os sinais internos de fome não são mais reconhecidos como algo biológico e passamos a perceber a fome mais como um fator ambiental, passamos a comer por satisfação e prazer, onde o desejo de comer “um alimento especifico” ou grupos de alimentos como forma de obter satisfação é algo comum, a esse processo damos o nome de apetite.

E onde a mastigação entra nessa história toda? Lembra que no inicio deste artigo falamos que existem reguladores que determinam nossa ingestão alimentar, a mastigação é um desses fatores, nosso cérebro demora em média 20 minutos para perceber que estamos saciados a contar da primeira mastigação, se comermos muito rápido nossa percepção de saciedade ocorrerá quando nosso estomago estiver “cheio” e enviar ao cérebro o sinal de plenitude gástrica, o que faz com que a ingestão de alimentos seja maior do que se mastigássemos mais vezes, além disso, mastigar bem os alimentos também auxilia no processo de digestão dos mesmos, uma vez que esses ficarão melhor triturados e com isso mais fáceis de serem digeridos, outro beneficio da mastigação é que durante o processo de mastigar nosso corpo recebe sinais e se prepara quimicamente para digerir e absorver os nutrientes dos alimentos, fazendo com que  ocorra uma melhor absorção e digestão dos nutrientes ingeridos e sirva também como um regulador da ingestão alimentar. Uma técnica muito utilizada na nutrição comportamental é a reeducação dos sinais biológicos de fome e saciedade, para tal ensinamos nossos clientes a durante as refeições fazerem pausas para perceber a saciedade e a fome, muitos se surpreendem com o fato de se sentirem saciados com uma quantidade muito menor de alimentos do que àqueles habitualmente ingeridos. Quantas pacientes minhas com esse simples hábito de comer com atenção aos sinais biológicos de fome e saciedade conseguem controlar sem medicação e de maneira natural a ingestão adequada de alimentos, perdem peso e percebem que de fato comiam em excesso por fatores externos como ansiedade, hábito e não por “fome”.

Espero que esse artigo ajude vocês a entender que podem controlar a quantidade de ingestão de alimentos com o simples ato de “perceber” os sinais de saciedade e a mastigação será uma ação fundamental nesse processo.

Dra. Camilla Meizler – Nutricionista Comportamental ( CRN:26217)

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