Filtre por categoria

Comer frutas desidratadas é realmente saudável?

Você saberia dizer qual a diferença entre fruta desidratada e a fruta in natura? Será que os benefícios da fruta desidratada são iguais aos da fruta in natura? Fruta seca, fruta oleaginosas, frutas cristalizadas e fruta in natura possuem o mesmo valor nutricional?

Muito utilizadas atualmente e de fácil acesso, em quase todos os mercados podemos encontrá-las, as frutas desidratadas passaram a fazer parte de muitos cardápios e estão presentes em variados tipos de preparações, sendo utilizadas tanto em pratos salgados como doces, consumidas sozinhas, adicionadas aos sucos, iogurtes ou sorvetes, as frutas secas são hoje uma excelente opção para quem quer adicionar sabor ao seus pratos e ao mesmo tempo manter uma alimentação saudável, sendo uma excelente opção para um lanche rápido e nutritivo, além de saborosas, nutritivas também possuem a praticidade de podermos leva-las em qualquer situação.

As frutas desidratadas são fabricadas através do processo de desidratação das frutas in natura onde são retiradas toda água presente no interior da fruta, potencializando assim seu sabor, durante a desidratação não é adicionado nenhum nutriente ao processo, a fruta desidratada é mais doce que a fruta em seu estado natural em virtude da frutose, açúcar presente nas frutas, estar em maior concentração pois não estará mais diluída na água, devido à isso as frutas desidratadas possuem um teor de doçura mais acentuado que os encontrado na fruta em seu estado natural. As frutas cristalizadas ao contrário recebem durante o processo de cristalização grandes quantidades de açucares, o que torna esse alimento além de altamente calórico.

Podemos dividir as frutas desidratadas em duas categorias, frutas secas como os abacaxis, morangos, bananas, mangas, uvas, figos e outros e as frutas oleaginosas como os amendoins, nozes, castanhas, pecans, pistaches entre outras oleaginosas; uma boa noticia é que além de saborosas e nutritivas as frutas oleaginosas são também consideradas alimentos funcionais por possuírem em sua composição nutrientes capazes de melhorar e diminuir os riscos cardiovasculares; estudos amplamente divulgados comprovam que as frutas oleaginosas apresentam quantidades de micronutrientes como vitaminas, minerais e ácidos graxos essências que auxiliam no combate de diversas doenças incluindo a obesidade e seu consumo inclusive está relacionado a dietas nutricionalmente mais completas, balanceada e adequada ao bom funcionamento e reposição dos nutrientes que o corpo necessita; um cuidado que devemos ter ao consumi-las é de não exagerar na quantidade pois por possuírem ácidos graxos essências possuem valor energético alto, um exemplo são as castanhas do para que apesar de serem excelentes fontes de zinco, selênio e magnésio apresentam um valor calórico alto onde 100 gramas possuem em média 700 Kcal.

O ideal é o consumo de pequenas quantidades diárias, 3 unidades de castanha do para no lanche da tarde já são suficientes para repor micronutrientes essências, devemos observar que a regularidade no consumo trará os benefícios necessários e ajudaram inclusive no controle da obesidade por possuírem fibras, potássio, magnésio, ferro, vit A e outros micronutrientes que em conjunto com o consumo adequado de água fornecem ao organismo maior sensação de saciedade.

Que tal depois de saber de todos os benefícios das frutas desidratadas e constatar que são realmente saudáveis, você colocar em sua dieta frutas secas como opção de lanche da tarde ou até como substituição da sobremesa? Em nosso site possuímos algumas receitas que levam frutas desidratadas, aproveitem para conhecer novas receitas.

Todas essas informações podem ser confirmadas em diversos livros e artigos já publicados, como por exemplo “ Alimentos Funcionais da Editora Rubio”.

Dra. Camilla Marques Meizler CRN:26217

 

Sobre

A Diet Coach surgiu em primeiro lugar porque sou apaixonada pela minha profissão, como Nutricionista desde 2009 tenho verdadeira paixão pela ciência da nutrição, realizo-me em cada atendimento e durante esses anos pude constatar que a necessidade de meus clientes em obter os resultados planejados nem sempre ocorriam de maneira consciente, sustentável e duradoura.

Redes Sociais

Acompanhe nossos canais para ter acesso a outras dicas sobre alimentação, saúde, bem-estar e receitas práticas
Rolar para cima
Open chat
Fale direto comigo pelo Whatsapp