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O efeito sanfona e os perigos para a saúde

Quantas vezes você fez dieta conseguiu emagrecer e depois de pouco tempo recuperou o peso perdido? De que maneira você se acostumou a eliminar o excesso de peso que ao longo de algum tempo você ganhou? Seu pensamento de perda de peso ideal é fazer dietas restritivas? Se você respondeu sim para alguma dessas questões certamente você já passou ou ainda passa pelo que chamamos de efeito sanfona, muito comum e mais perigoso do que você imagina.

O efeito sanfona é o ciclo de perda e ganho de peso rapidamente como conseqüência de dietas restritivas onde grupos alimentares são excluídos ou devido ao tratamento medicamentoso onde não ocorre mudança no comportamento alimentar, acreditamos que o risco para a saúde é apenas estético, como flacidez, estrias e perda de massa muscular, porém estamos totalmente equivocados; segundo pesquisa publicada no New England Journal of Medicine o hábito de engordar e emagrecer o tempo todo eleva a possibilidade da pessoa à desenvolver problemas cardiovasculares e morte precoce, a pesquisa comprovou que existe uma relação direta entre a variação recorrente de peso e o desenvolvimento de problemas como o diabetes e hipercolesterolemia.  

Se você precisa ou deseja perder peso, o melhor caminho é alterando seus hábitos alimentares, deixar de lado as “fórmulas milagrosas” e as dietas da moda; a dificuldade em manter o peso perdido está relacionada a forma como esse peso foi eliminado, todo peso perdido rapidamente tende a ser recuperado em curto período de tempo e isso é uma condição que nosso corpo criou para se manter funcionando; em média nosso cérebro precisa de um espaço de tempo de no mínimo um ano para readequar o equilíbrio de peso corporal que possuímos, ou seja a melhor maneira de conquistar de vez o peso ideal é mudando o comportamento alimentar e alterando hábitos de vida onde a perda de peso será gradual. Nosso organismo possuí diversos mecanismos que controlam o peso corporal, fatores hormonais, os sinais biológicos de fome e saciedade, o controle metabólico e outros fatores fazem parte desse sistema.

Costumo ensinar meus pacientes o efeito que dietas restritivas geram no metabolismo corporal, a famosa idéia de que quanto menos se come mais rápido emagrecemos é um engano, de fato fazer dieta ENGORDA. Como assim nutri? O corpo sofrerá uma adaptação metabólica e ajustes no gasto calórico serão realizados para manter o organismo funcionando corretamente, se antes era necessário 1.500 kcal para manter o corpo funcionando, após uma dieta com restrição calórica  esse gasto energético irá sofrer uma adaptação e como conseqüência haverá uma diminuição no metabolismo basal, por isso a cada dieta que fazemos mais difícil fica o emagrecimento pois nosso corpo foi projetado para manter a reserva de gordura corporal para tempos de escassez e para isso ele faz adaptações no gasto energético.

E como posso emagrecer e manter o peso perdido?  A chave para uma perda de peso eficiente está na reeducação alimentar e no equilíbrio mental; comer de maneira adequada respeitando o gasto calórico e às necessidades fisiológicas é essencial para evitar o efeito sanfona.

O comportamento alimentar, a maneira como você se relaciona com a comida, seus pensamentos e sentimentos sobre o ato de comer deverão ser substituídos por novos comportamentos onde um novo hábito de vida deverá acompanhar essa mudança, a perda de peso deverá ser gradual permitindo ao corpo realizar as alterações metabólicas necessárias para manter o peso perdido. O segredo é o equilíbrio e a persistência.

Caso queiram, deixem suas dúvidas nos comentários.

Boa semana,

Dra. Camilla Meizler

CRN:26217

Sobre

A Diet Coach surgiu em primeiro lugar porque sou apaixonada pela minha profissão, como Nutricionista desde 2009 tenho verdadeira paixão pela ciência da nutrição, realizo-me em cada atendimento e durante esses anos pude constatar que a necessidade de meus clientes em obter os resultados planejados nem sempre ocorriam de maneira consciente, sustentável e duradoura.

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